Make your own free website on Tripod.com

Glossário Dicionário de Software  

Voltar


acessibilidade
A qualidade de um sistema que incorpora hardware ou software, tornando-o utilizável por pessoas com uma ou mais deficiências físicas, como mobilidade restrita, cegueira ou surdez.
Active Data Objects
(ADO) Componentes que permitem que aplicativos cliente acessem e manipulem dados em um banco de dados baseado em arquivo ou em servidor, através de um provedor.
Active Server Page
(ASP, página ASP) Um documento que contém script do servidor incorporado. Os servidores Web compatíveis com ASP podem executar esses scripts. No cliente, um ASP é um documento HTML padrão que pode ser visualizado em qualquer plataforma usando qualquer navegador da Web.
ActiveX
Um conjunto de tecnologias que permite que componentes do software interajam entre si em um ambiente de rede, independentemente da linguagem em que foram criados. O ActiveX é usado principalmente para desenvolver conteúdo interativo para a World Wide Web, embora possa ser usado em aplicativos de área de trabalho e outros programas. Consulte também Controles ActiveX.
âncora
Consulte indicador.
área interativa
Uma área definida graficamente em um elemento gráfico ou figura, contendo um hyperlink. Um elemento gráfico com áreas interativas é denominado mapa de imagens. As áreas interativas são invisíveis nos navegadores da Web. Os visitantes do site podem perceber a presença de uma área interativa porque a aparência do ponteiro do mouse é alterada quando o mouse passa sobre o elemento gráfico. Consulte também mapa de imagens.
arquivo
Uma determinada coleção de informações que é armazenada em um computador. Além disso, é um protocolo Internet que refere-se a arquivos em um disco ou rede local. No FrontPage, você pode criar hyperlinks para arquivos (arquivo://) no modo de exibição Página.
arquivos incorporados
No FrontPage, elementos gráficos, figuras, sons e videoclipes que foram inseridos em uma página no modo de exibição Página, a partir de um sistema de arquivos ou da área de transferência. Será solicitado que você salve os arquivos incorporados quando salvar a página atual.
artigo
Uma mensagem ou postagem em um grupo de discussão ou em um grupo de notícias da Internet. Um artigo pode ser uma resposta a um artigo anterior.
ASCII
(American Standard Code for Information Interchange) Um esquema de codificação com 7 ou 8 bits que atribui valores numéricos para até 256 caracteres, incluindo letras, algarismos, marcas de pontuação, caracteres de controle e outros símbolos. O ASCII foi desenvolvido em 1968 para padronizar a transmissão de dados entre sistemas de hardware e software distintos e está incorporado em todos os computadores pessoais.
ASP
(Active Server Page, página ASP) Um documento que contém script do servidor incorporado. Os servidores Web compatíveis com ASP podem executar esses scripts. No cliente, um ASP é um documento HTML padrão que pode ser exibido em qualquer plataforma, usando qualquer navegador da Web.
assistente
Um programa do FrontPage que cria Webs ou páginas da Web, com base nas escolhas que você faz nos painéis de entrada do assistente.
Assistente de resultados de banco de dados
No FrontPage, um assistente que orienta o usuário na criação de uma região em uma página que exibe informações recuperadas dos registros de um banco de dados. É possível usar um banco de dados existente para fazer isso ou deixar que o assistente a crie.
atributo HTML
Um valor usado em uma marca HTML para atribuir propriedades adicionais ao objeto que está sendo definido. O FrontPage atribui alguns atributos automaticamente quando você cria um objeto, como um parágrafo ou mapa de imagens. Você pode atribuir outros atributos editando a caixa de diálogo Propriedades do objeto.
autenticação
Em um ambiente multiusuário ou de rede, o processo pelo qual o sistema faz a validação das informações de logon de um usuário. O nome e a senha de um usuário são comparados com uma lista autorizada e, se o sistema detectar uma correspondência, será concedido acesso de acordo com o especificado na lista de permissões para esse usuário.
Autominiatura
Uma ferramenta que cria uma miniatura de uma figura ou fotografia e um hyperlink para a figura original. A barra de ferramentas Figuras no modo de exibição Página contém o comando Autominiatura. Consulte também miniatura.


banco de dados
Um arquivo contendo registros de informações que são organizados e apresentados para servir a uma finalidade específica, como facilitar a pesquisa, classificação e recombinação dos dados. Os bancos de dados podem ser publicados na World Wide Web para permitir que os visitantes do site consultem informações nos registros ou adicionem novas informações ao banco de dados.
banco de dados de autenticação
Um banco de dados em um servidor que faz a correspondência entre nomes de usuários e senhas.
banco de dados relacional
Um Relational Database Management System (RDBMS, sistema de gerenciamento de banco de dados relacional) organiza os dados em linhas e colunas relacionadas, conforme especificado pelo modelo relacional. O Microsoft SQL Server e o Oracle são exemplos de sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional. Um banco de dados Microsoft Access é um exemplo de banco de dados relacional.
barra de modos de exibição
Barra vertical à esquerda da janela do aplicativo FrontPage. Os botões da barra de modos de exibição permitem alternar para diferentes modos de exibição da sua Web, como o modo de exibição Pastas ou o modo de exibição Hyperlinks. Os modos de exibição fornecem diferentes maneiras de se visualizar informações na sua Web, de modo que você possa gerenciar seu site efetivamente.
barra de navegação
No FrontPage, um conjunto de botões gráficos ou com texto contendo hyperlinks para páginas que fazem parte da mesma estrutura da Web. Consulte também estrutura da Web, modo de exibição Navegação.
BMP
(bitmap) O formato de arquivo de elementos gráficos padrão em computadores compatíveis com Windows. Os elementos gráficos de bitmap dão suporte a cores de 24 bits e podem ser salvos para sistemas Windows ou OS/2. O FrontPage pode importar arquivos BMP.
bordas compartilhadas
Regiões da página reservadas para o conteúdo que você deseja que apareça de forma consistente em todas as páginas. As bordas compartilhadas geralmente contêm barras de navegação — hyperlinks para as outras páginas da Web atual. Quando você cria uma Web no modo de exibição Navegação do FrontPage, as bordas compartilhadas e as barras de navegação são automaticamente criadas e atualizadas, mesmo quando você adiciona, move ou exclui páginas da estrutura da Web.
botão de ação
Um campo de formulário no qual um visitante do site pode clicar para submeter um formulário ou redefinir o formulário para seu estado inicial.
botão de opção
Um campo de formulário que apresenta a um visitante do site uma seleção que pode ser escolhida com um clique em um botão. Os botões de opção são apresentados em uma lista e um deles fica selecionado como padrão. A seleção de um novo membro da lista desmarca o item atualmente selecionado. Consulte também caixa de seleção.


caixa de seleção
Um campo de formulário que pode ser selecionado clicando em uma caixa. Quando uma caixa é selecionada, geralmente ela é exibida com uma marca de seleção ou um X. As caixas de seleção geralmente são agrupadas para representar um conjunto de opções não-exclusivas. Consulte também botão de opção.
caixa de texto de rolagem
Um campo de formulário rotulado, com múltiplas linhas, no qual os visitantes do site podem digitar uma ou mais linhas de texto.
caixa de texto de uma linha
Um campo de formulário rotulado, de uma linha, no qual os visitantes do site podem digitar texto.
caminho
A parte de um URL que identifica as pastas que contêm um arquivo. Por exemplo, no URL http://example.microsoft.com/hello/world/top.htm, o caminho é /hello/world/.
campo de formulário
Um campo de entrada de dados em uma página. Um visitante do site fornece informações em um campo digitando texto ou selecionando um campo.
campo de menu suspenso
Um elemento de campo de formulário que apresenta uma lista de seleções no estilo de menu suspenso. Um elemento do campo de formulário de menu suspenso pode ser configurado para permitir a seleção de vários campos ou de um único campo.
campo oculto
Um campo de formulário invisível para um visitante do site, mas que fornece dados para um manipulador de formulários. Cada campo oculto é implementado como um par nome-valor. Quando um formulário é submetido por um visitante do site, seus campos ocultos são passados para o manipulador de formulários juntamente com os pares nome-valor para cada campo visível do formulário. Consulte também par nome-valor.
Cascading Style Sheet
(CSS, folha de estilos em cascata) Uma especificação de HTML desenvolvida pelo World Wide Web Consortium, que permite que os autores de páginas da Web anexem folhas de estilos a documentos HTML. As folhas de estilos podem incluir informações tipográficas sobre qual deve ser a aparência da página, tal como a fonte do texto na página. A CSS também indica a maneira pela qual as folhas de estilo do documento HTML e o estilo do usuário serão combinados.
categoria
No FrontPage, uma classificação para rotular e agrupar páginas e arquivos da Web por critérios comuns, como o conteúdo da página, tipos de arquivos ou distinções semelhantes.
CGI
(Common Gateway Interface, interface comum de gateway) Um método padrão de estender a funcionalidade do servidor Web executando programas ou scripts em um servidor Web em resposta a solicitações do navegador da Web. Um uso comum da CGI está no processamento de formulários, onde o navegador da Web envia dados do formulário para um script CGI no servidor, o script integra os dados com um banco de dados e retorna os resultados como uma página da Web. O uso da CGI pode tornar uma página da Web muito mais dinâmica e adicionar interatividade para o usuário.
chanfrar
Um efeito de borda tridimensional aplicado à borda de um elemento gráfico. A barra de ferramentas Figuras no modo de exibição Página contém o comando Chanfrar.
cliente
Em uma rede local ou na Internet, um computador que acessa recursos de rede compartilhados fornecidos por outro computador. Consulte também servidor.
codificação de caracteres HTML
Uma tabela padrão que associa um índice numérico a cada caractere de um conjunto de caracteres. A tabela é usada quando você cria uma página da Web para usar em um idioma específico. Também chamada página de código.
comentário
No FrontPage, o texto que pode ser exibido no modo de exibição Página, que não será exibido em um navegador da Web. O texto de comentário aparece em roxo no modo de exibição Página e é usado para inserir observações para autores e editores durante a construção da página. Os visitantes do site podem revelar comentários, exibindo o código fonte HTML da página que contém os comentários.
componente
Um objeto interno do FrontPage que é avaliado e executado quando um autor salva a página ou, em alguns casos, quando um visitante do site navega até a página. A maioria dos componentes gera HTML. Os componentes do FrontPage incluem formulários de pesquisa, que fornecem capacidade de pesquisa de texto completa em uma Web, e manipuladores de formulários Salvar resultados, que coletam informações de um formulário e as armazenam em um arquivo ou as enviam para um endereço de correio eletrônico especificado. O FrontPage Software Developer's Kit contém instruções para adicionar componentes personalizados aos menus do modo de exibição Página no FrontPage.
componente Botão em foco
Um botão animado na barra de navegação de uma página da Web, ativado quando o ponteiro do mouse se move sobre o mesmo ou quando o botão é clicado. Consulte também barra de navegação.
componente Campo de confirmação
Um componente do FrontPage que é substituído pelo conteúdo de um campo de formulário. Ele é útil em uma página de confirmação de formulário, onde pode exibir o nome de um visitante do site ou quaisquer outros dados digitados em um campo.
componente Contador de acesso
Um componente do FrontPage que mantém registro do número de visitantes de um site da World Wide Web.
componente Figura agendada
Um componente do FrontPage que é substituído na página por um elemento gráfico, durante um período de tempo especificado. Ao expirar esse período, o elemento gráfico não é mais exibido. Isto é útil na exibição de informações que possuem uma vida útil limitada, como o anúncio de um novo produto ou serviço.
componente Formulário de pesquisa
Um componente do FrontPage que cria um formulário que fornece capacidade de pesquisa de texto completo na Web baseada no FrontPage, quando um visitante do site navega por ela. Se um visitante do site submeter um formulário com palavras a serem localizadas, o formulário de pesquisa retornará uma lista de hyperlinks para as páginas da Web baseada no FrontPage que contenham palavras correspondentes.
componente Índice analítico
Um componente do FrontPage que cria uma estrutura para sua Web, com hyperlinks para cada página. O Índice analítico atualiza essa estrutura toda vez que o conteúdo da Web é alterado.
componente Letreiro digital
Uma região de uma página que exibe uma mensagem de texto de rolagem horizontal.
componente Página de inclusão
Um componente do FrontPage, que é substituído pelo conteúdo de outra página na Web e permite que você atualize partes de várias páginas em uma etapa.
componente Página de inclusão programada
Um componente do FrontPage que é substituído pelo conteúdo de um arquivo da Web atual, durante um período de tempo especificado. Ao expirar esse período, o conteúdo do arquivo não é mais exibido. Isto é útil na exibição de informações de textos, apropriadas somente durante um período limitado.
componente Substituição
Um componente do FrontPage que é substituído pelo valor de uma página selecionada ou uma variável da Web.
conexão de dados
No FrontPage, uma conexão que especifica o nome, tipo, local e informações opcionais para um arquivo de banco de dados.
conjunto de quadros
Consulte página de quadros.
controle em tempo de criação
Um controle ActiveX que é usado durante a criação ou edição de uma página. Os controles em tempo de criação que são instalados no computador cliente são listados no modo de exibição Página no FrontPage. Consulte também ActiveX.
Controles ActiveX
Componentes de software reutilizáveis que incorporam a tecnologia ActiveX. Os controles ActiveX podem ser incorporados em páginas da Web para produzir animação e outros efeitos de multimídia, objetos interativos e aplicativos sofisticados. Eles podem ser escritos em diversas linguagens de programação, incluindo C, C++ e Visual Basic.
correio eletrônico
A troca de mensagens de texto eletrônicas e anexos de arquivos de computador entre computadores, através de uma rede de comunicações, como uma rede local ou a Internet.
criar nova amostra
A alteração das dimensões de pixel (e, portanto, do tamanho do arquivo físico) de uma figura ou elemento gráfico. Pode-se criar uma nova amostra menor dos elementos gráficos (o número de pixels é diminuído) ou uma nova amostra maior (o número de pixels é aumentado). Quando se cria uma nova amostra menor de um elemento gráfico, as informações de pixels são excluídas do elemento gráfico. Quando se cria uma nova amostra maior, são criadas novas informações de pixels, com base nos valores de cores correspondentes dos pixels existentes. A criação de nova amostra menor de um elemento gráfico e, em seguida, de uma amostra maior, com a resolução original, fará com que a qualidade do elemento gráfico seja deteriorada consideravelmente. No FrontPage, a barra de ferramentas Figuras contém o comando Criar nova amostra.


desbotar
Um efeito de edição gráfica disponível no modo de exibição Página do FrontPage. A aplicação da ferramenta Desbotar da barra de ferramentas Figuras a um elemento gráfico cria uma versão de baixa resolução e alto contraste do elemento gráfico. Um elemento gráfico desbotado pode ser usado como plano de fundo de marca d'água em suas páginas, sem que você precise fazer os ajustes manuais de resolução, cor e contraste em um editor de imagens.
dicionário personalizado
Uma lista de palavras não existentes no dicionário padrão, que o autor deseja que o verificador ortográfico aceite como corretas. O FrontPage compartilha seus dicionários ortográficos com os do Microsoft Office.
Distributed Password Authentication
(DPA, autenticação distribuída de senha) Um método distribuído e avançado de autenticação de usuários da Microsoft, que permite que um usuário único efetue logon. O suporte para DPA é fornecido pelo Microsoft Membership System e é otimizado segundo as necessidades dos provedores de serviços de Internet e serviços on-line.
Dynamic HTML
(DHTML, HTML dinâmico) Uma extensão da linguagem HTML que permite a criação de efeitos de apresentação para texto e objetos. No FrontPage, você pode usar a barra de ferramentas Efeitos DHTML para adicionar efeitos a elementos da página, sem a necessidade de conhecer programação.


editor
Um programa que cria arquivos ou faz alterações nos arquivos existentes. No FrontPage, o modo de exibição Página é um editor de páginas da Web e a guia HTML no modo de exibição Página é um editor de HTML. Você pode associar arquivos em Webs baseadas no FrontPage a editores externos, de modo que clicar duas vezes nesses arquivos faz com que sejam abertos nos programas de edição associados. Por exemplo, você pode associar arquivos de figuras a serem abertos em seu programa de edição de imagens favorito, como o Microsoft Image Composer.
Editor do FrontPage
No FrontPage 98 e em versões anteriores, o aplicativo para criação e edição de páginas da Web. No FrontPage 2000, você cria e edita páginas da Web no modo de exibição Página.
efeito de transição
Um dos efeitos do conjunto de efeitos de exibição de página, como Dissolver e Escurecer, que estão disponíveis em alguns navegadores da Web. Os efeitos de transição podem ser configurados para ocorrer durante a visita a um site ou ao deixar a página. Você pode aplicar os efeitos de transição às páginas usando o FrontPage.
enchimento da célula
O espaço entre o conteúdo e as bordas internas de uma célula de uma tabela.
endereço Internet
Consulte local da rede.
endereço IP
(endereço do protocolo Internet) A maneira padrão de identificar um computador conectado à Internet, da mesma forma que um número de telefone identifica um telefone em uma rede telefônica. Um endereço IP é representado por quatro números separados por pontos e onde cada número é menor que 256, por exemplo, 192.200.44.69. O administrador de seu servidor Web ou o provedor de serviços de Internet irá atribuir um endereço IP a seu computador.
EPS
(Encapsulated PostScript, PostScript encapsulado) Uma extensão do formato de arquivo de elementos gráficos desenvolvido pela Adobe Systems. O EPS permite que os arquivos de elementos gráficos do PostScript sejam incorporados em outros documentos. O FrontPage pode importar arquivos EPS.
espaçamento da célula
O espaço entre as células de uma tabela. O espaçamento da célula é a espessura, em pixels, das paredes em torno de cada célula.
estilo
Os estilos são usados para controlar a fonte, o alinhamento e o espaçamento do texto, a aparência das páginas de plano de fundo e outros atributos HTML. Uma coleção de estilos é denominada folha de estilos. Consulte também folha de estilos em cascata.
estilo de parágrafo
No modo de exibição Página do FrontPage, o estilo de parágrafo especifica o tipo e o tamanho da fonte a ser usada em um parágrafo e outros atributos relacionados ao texto de uma página. O estilo de parágrafo também especifica se devem ser usados marcadores e numeração e controla os recuos e o espaçamento de linhas.
estilo in-line
Um método de aplicação das propriedades e valores da folha de estilos em cascata a um elemento de uma página, como uma tabela, elementos gráficos ou controle ActiveX. Você pode usar este método mesmo que página não esteja vinculada a uma folha de estilos externa ou não contenha uma folha de estilos incorporada.
estrutura da Web
O conjunto de relações entre as páginas de um site baseado no FrontPage, conforme definido no modo de exibição Navegação. Uma estrutura bem definida fornece a um visitante do site um senso de posição em uma Web. Quando uma barra de navegação é inserida em uma página que faz parte de uma estrutura da Web, o FrontPage automaticamente cria hyperlinks para as páginas que, na estrutura, se encontram abaixo dessa página (nível filho), acima dessa página (nível pai) e no mesmo nível dessa página (mesmo nível). Consulte também barra de navegação, modo de exibição Navegação.
Extensões de servidor do FrontPage
Um conjunto de programas e scripts que dá suporte à criação de páginas no FrontPage e estende a funcionalidade de um servidor Web. As extensões de servidor do FrontPage estão disponíveis para o Microsoft Internet Information Services (IIS) e outros servidores da Web do Windows e do UNIX conhecidos. Para saber se há suporte para seu servidor Web, visite http://www.microsoft.com/brasil/frontpage/


faixa
Consulte faixa de página.
faixa de página
Uma seção de uma página da Web contendo um elemento gráfico e texto, tal como o título da página. As faixas de página geralmente são exibidas na parte superior de uma página da Web.
FAQ
(Frequently Asked Questions, perguntas freqüentes) Um documento que lista perguntas e respostas comuns sobre um assunto específico. As Perguntas freqüentes são postadas freqüentemente em grupos de notícias da Internet, onde novos participantes fazem as mesmas perguntas já feitas várias vezes pelos leitores regulares.
ferramenta de média de cor
No FrontPage, a ação de arrastar a ferramenta de conta-gotas através de uma seleção de elementos gráficos ou várias cores sólidas em uma página da Web e, desse modo, determinar o espectro de média de cores médias dos mesmos.
figura
Um arquivo de elementos gráficos que pode ser inserido em uma página da Web e exibido em um navegador da Web. O FrontPage permite importar elementos gráficos com os seguintes formatos: GIF, JPEG (padrão e progressivo), BMP (Windows e OS/2), TIFF, TGA, RAS, EPS, PCX, WMF e PNG. Os elementos gráficos importados são convertidos no formato GIF (para elementos gráficos contendo até 256 cores) ou no formato JPEG (para elementos gráficos contendo mais de 256 cores) quando a página é salva na Web atual. Também chamada de imagem.
firewall
Um método para proteger os arquivos e programas em uma rede contra usuários em outra rede. Um firewall bloqueia o acesso indesejado a uma rede protegida, enquanto fornece à rede protegida o acesso às redes fora do firewall. Uma empresa geralmente irá instalar um firewall para dar aos usuários acesso à Internet enquanto protege as informações internas. O FrontPage permite que os usuários criem páginas da Web na Internet, mesmo a partir de uma rede protegida.
folha de estilos externa
Uma folha de estios em cascata em um arquivo com extensão do nome de arquivo .css. O arquivo .css é composto exclusivamente de regras de estilo na sintaxe .css válida, sem delimitar com nenhuma marca HTML. Ao definir estilos em uma ou mais folhas de estilos externas e vinculá-los a páginas em sua Web, você garante uma aparência consistente em todas essas páginas. Se você alterar um estilo na folha de estilos externa, a alteração será refletida em todas as páginas vinculadas a essa folha de estilos.
folha de estilos incorporada
Uma folha de estilos em cascata que é incorporada em uma página. Os estilos de uma folha de estilos incorporada podem ser aplicados somente na página que contém a folha de estilos e irão estender ou sobrescrever os estilos definidos em qualquer folha de estilos externa vinculada à página.
formatos de arquivo de elementos gráficos
O FrontPage pode importar os seguintes formatos de arquivo de elementos gráficos: BMP, EPS, GIF, JPEG, PCD, PCX, PNG, RAS, TGA, TIFF e WMF. Quando você salva sua Web, o FrontPage converte esses elementos gráficos (se necessário) em formatos de arquivo GIF, JPEG ou PNG, com base na intensidade das cores originais.
formulário
Um conjunto de campos de entrada de dados em uma página, que são processados em um servidor Web. Os dados são enviados para o servidor quando um visitante do site submete o formulário clicando em um botão ou, em alguns casos, clicando em um elemento gráfico.
FrontPage Explorer
No FrontPage 98 e em versões anteriores, o aplicativo para manter, testar e publicar Webs. No FrontPage 2000, as Webs podem ser mantidas, testadas e publicadas usando qualquer um dos cinco modos de exibição.
FTP
(File Transfer Protocol, protocolo de transferência de arquivo) O serviço de Internet que transfere arquivos de um computador para outro, através de linhas telefônicas padrão. Você pode criar hyperlinks de FTP (ftp://) no modo de exibição Página no FrontPage.
FTP anônimo
A capacidade de acessar um sistema de computador remoto onde não se tem nenhuma conta, através do File Transfer Protocol (FTP, protocolo de transferência de arquivo). Os usuários têm direitos de acesso restritos com o FTP anônimo e, geralmente, podem somente listar, exibir ou copiar arquivos para ou a partir de um diretório público no sistema remoto. Muitos sites FTP não permitem o acesso ao FTP anônimo para manter a segurança. Consulte também FTP.


Gerenciador de anúncios em faixa
Um componente do FrontPage que mostra cada um de uma série de elementos gráficos designados, durante um número de segundos especificado e, em seguida, faz a transição para o próximo elemento gráfico, usando um dos vários efeitos de transição. Os anúncios em faixa geralmente contêm hyperlinks para um site da Web do anunciante.
GIF
(Graphics Interchange Format) Um formato de arquivo de elementos gráficos geralmente usado para exibir elementos gráficos de cores indexadas na World Wide Web. Um GIF é um formato compactado, desenvolvido para minimizar o tempo de transferência de arquivos através de linhas telefônicas padrão. O FrontPage pode importar e exportar arquivos GIF. Consulte também GIF entrelaçado.
GIF animado
Um arquivo contendo diversos elementos gráficos GIF (Graphics Interchange Format) que são exibidos em rápida seqüência em um navegador da Web, fornecendo a aparência de uma figura em movimento. Consulte também GIF.
GIF entrelaçado
Uma figura no formato GIF, que é gradualmente exibida em um navegador da Web, mostrando versões cada vez mais detalhadas da figura, até que o download do arquivo inteiro seja concluído. Consulte também GIF.
grupo de discussão
Uma Web baseada no FrontPage que dá suporte a discussões interativas por visitantes do site. Os visitantes submetem tópicos ou respostas digitando e, em seguida, submetendo texto em um formulário. Eles podem pesquisar o grupo usando um formulário de pesquisa ou acessar artigos usando um índice analítico.
guia HTML
No FrontPage, a guia no modo de exibição Página, na qual você clica para exibir o código HTML de uma página. É possível editar diretamente o HTML de uma página nessa guia.
guia HTML da página de quadros
A guia no modo de exibição Página do FrontPage que mostra o HTML da página de quadros ativa. Consulte também página de quadros.
guia Normal
No FrontPage, a guia padrão do modo de exibição Página, que exibe uma página da forma que ela apareceria em um navegador da Web.
guia Sem quadros
No FrontPage, a guia no modo de exibição Página que exibe o código HTML alternativo de uma página de quadros. Este é o HTML para navegadores da Web que não dão suporte à exibição de páginas de quadros.


hipertexto
Originalmente, qualquer informação de texto em um computador, que contenha saltos para outras informações. Os saltos de hipertexto chamam-se hyperlinks. Na World Wide Web, o hipertexto é o principal meio de navegação entre páginas e sites da Web. O hipertexto nas páginas da Web foi expandido para incluir hyperlinks a partir de texto, de uma figura, de um elemento gráfico ou de mapas de imagens.
home page
Na World Wide Web, uma página de entrada para um conjunto de páginas da Web e outros arquivos em um site da Web. A home page é exibida, por padrão, quando um visitante surfa no site usando um navegador da Web. O nome de uma home page depende do tipo de servidor Web usado para hospedar o site da Web. Alguns servidores da Web reservam Index.htm como o nome da home page, enquanto outros a denominam como Default.htm.
host
Consulte servidor.
HTML
(Hypertext Markup Language, linguagem de marcação de hipertexto) A linguagem de marcação padrão usada para documentos na World Wide Web. O desenvolvimento de HTML é realizado pelo World Wide Web Consortium. A linguagem HTML usa marcas para indicar como os navegadores da Web devem exibir elementos da página, como texto e elementos gráficos; como devem responder às ações do usuário, como ativação de hyperlink pressionando uma tecla ou clicando com o mouse. A maioria dos navegadores da Web, principalmente o Microsoft Internet Explorer e o Netscape Navigator, reconhecem marcas HTML além daquelas incluídas no padrão atual. O FrontPage lê e grava arquivos HTML e não é necessário conhecimento da linguagem HTML. Consulte também World Wide Web Consortium.
HTTP
(Hypertext Transfer Protocol, protocolo de transferência de hipertexto) O protocolo Internet que ativa os navegadores da Web para recuperarem informações de servidores da World Wide Web.
hyperlink
Um ponteiro, a partir de texto, de uma figura, de um elemento gráfico ou de um mapa de imagens para uma página ou arquivo na World Wide Web, onde os hyperlinks são a principal forma de navegação entre páginas e sites da Web. Também denominado link.
hyperlink ativo
Um hyperlink que esteja selecionado atualmente em um navegador da Web. Alguns navegadores da Web indicam o hyperlink ativo alterando sua cor.
hyperlink contínuo
Um hyperlink em uma página que foi ativado. Os hyperlinks visitados geralmente são exibidos pelo navegador da Web em uma cor específica.
hyperlink desfeito
No FrontPage, um hyperlink que aponta para um URL incorreto ou para uma página ou arquivo não encontrados.
hyperlink externo
Um hyperlink que aponta para uma página ou arquivo fora da Web atual.
hyperlink interno
No FrontPage, um hyperlink que aponta para qualquer página ou arquivo na Web atual. Consulte também hyperlink.
hyperlink padrão
Em um mapa de imagens, o hyperlink que os visitantes do site seguem quando clicam em uma área da figura sem áreas interativas. Consulte também área interativa.
hyperlink visitado
Consulte hyperlink contínuo.


IIS
Consulte Internet Information Services.
indicador
Um local nomeado em uma página da Web que pode ser o destino de um hyperlink. Um indicador pode ser aplicado a uma seqüência de caracteres ou existir em uma página, separadamente de qualquer texto. Os indicadores permitem que os autores façam o link com uma seção específica de uma página de destino. Em um URL, um indicador é precedido de um indicador de número (#). Consulte também âncora.
Internet
A coleção mundial de computadores, redes e gateways que usa os protocolos TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol, protocolo de controle de transmissão/protocolo Internet) para comunicação. No centro da Internet existem linhas de comunicação de dados de alta velocidade entre computadores host, consistindo em milhares de sistemas de computador comerciais, do governo, educacionais e outros, que encaminham dados e mensagens. Atualmente, a Internet oferece um grupo de serviços para usuários, como correio eletrônico, a World Wide Web, FTP, grupos de notícias Usenet, Gopher, IRC, telnet e outros.
Internet Information Services
(IIS) Marca de software do servidor Web da Microsoft, que utiliza o Hypertext Transfer Protocol (HTTP) para entregar documentos da World Wide Web. O IIS incorpora várias funções de segurança, permite programas CGI e também fornece para servidores FTP.
intranet
Uma rede desenvolvida para processamento de informações em uma empresa ou organização. Seu uso inclui serviços como distribuição de documentos e software, acesso a bancos de dados e treinamento. Uma intranet é assim chamada porque ela geralmente emprega aplicativos associados à Internet, como páginas da Web, navegadores da Web, sites FTP, correio eletrônico, grupos de notícias e listas de distribuição, acessíveis somente às pessoas que fazem parte da empresa. Consulte também firewall.
IP
(Internet Protocol, protocolo Internet) Software da Internet que divide dados em pacotes para transmissão através da Internet.Os computadores devem executar o IP para comunicação através da Internet. Consulte também FTP.
ISAPI
(Internet Server Application Programming Interface, interface de programação de aplicativos de servidores da Internet) Uma interface de desenvolvimento de aplicativos de servidor Web, desenvolvida pela Process Software e Microsoft, que pode ser usada no lugar da CGI.
ISP
Consulte Provedor de serviços de Internet.


Java
Uma linguagem de programação com finalidade genérica criada pela Sun Microsystems. Atualmente, o uso mais difundido de Java está na programação de pequenos aplicativos ou miniaplicativos para a World Wide Web. Consulte miniaplicativo Java.
JavaScript
Uma linguagem de script desenvolvida pela Netscape Communications e Sun Microsystems, Inc. Comparado a Java, o JavaScript tem o desempenho limitado porque não é compilada antes da execução. Aplicativos e funções on-line básicos podem ser adicionados a páginas da Web com JavaScript, mas o número e a complexidade de funções disponíveis da interface de programação de aplicativo é menor dos que os disponíveis com Java. O código JavaScript, que é incluído em uma página da Web juntamente com o código HTML, geralmente é considerado mais fácil de escrever que Java, especialmente para programadores principiantes. É necessário um navegador da Web compatível com JavaScript, como o Microsoft Internet Explorer ou Netscape Navigator para interpretar o código JavaScript.
JPEG
(Joint Photographic Experts Group) Um formato de arquivo de elementos gráficos usado para exibir elementos gráficos coloridos de alta resolução na World Wide Web. Os elementos gráficos JPEG aplicam um esquema de compactação especificado pelo usuário que pode reduzir significativamente arquivos de tamanho grande geralmente associados a elementos gráficos coloridos de fotos realísticas. Um nível de compactação superior resulta em qualidade inferior, enquanto que um nível de compactação inferior resulta em qualidade superior. O FrontPage pode importar e exportar arquivos JPEG. Consulte também JPEG progressivo.
JPEG progressivo
Um avanço para o formato de arquivo de elementos gráficos JPEG, que gradativamente exibe uma figura fotorrealista em um navegador da Web, mostrando versões progressivamente detalhadas da figura, até que o download seja concluído. Embora sejam semelhantes aos GIFs entrelaçados, os JPEGs progressivos podem manter a alta qualidade de cores de 24 bits e oferecem a mesma compactação eficiente do JPEG padrão. Consulte também JPEG.


LAN
(local area network, rede local) Uma tecnologia de rede de computadores desenvolvida para conectar computadores separados por uma curta distância. Uma rede local pode ser conectada à Internet e pode também ser configurada como uma intranet.
link
local base, URL básico
Um URL que pode ser atribuído a uma página para converter todos os URLs relativos nessa página em URLs absolutos. Um URL base deve terminar com uma parte do nome de um documento, como http://example.microsoft.com/sample.htm ou uma barra precedente, como http://example.microsoft.com/subdir/. Consulte também URL absoluto.
Consulte hyperlink.
local da rede
Em um URL, um nome exclusivo que identifica um servidor Internet. Um local da rede tem duas ou mais partes, separadas por pontos, como em example.microsoft.com. Também denominado nome do host e endereço Internet. Consulte também URL.


mailto
O protocolo Internet usado para enviar correio eletrônico. Você pode criar hyperlinks de correio eletrônico no FrontPage.
manipulador de formulários
Um programa em um servidor que é executado quando um visitante do site submete um formulário. Um formulário do FrontPage é associado a um manipulador de formulários na caixa de diálogo Propriedades do formulário.
Manipulador de formulários de correio eletrônico
Consulte manipulador de formulários Salvar resultados.
Manipulador de formulários de discussão
No FrontPage, um manipulador de formulários que permite que os visitantes do site participem de uma discussão on-line. O Manipulador de formulários de discussão coleta informações de um formulário, formata essas informações em uma página HTML e adiciona a página a um índice analítico e a um índice de texto. Além disso, o Manipulador de formulários de discussão coleta informações do formulário e as armazena em um formato selecionado.
Manipulador de formulários de registro
No FrontPage, um manipulador de formulários que permite aos visitantes do site se registrarem automaticamente para ter acesso a um serviço implementado como um site da Web. O Manipulador de formulários de registro adiciona o visitante do site a um banco de dados de autenticação e, em seguida, coleta as informações opcionais do formulário e as armazena em um dos muitos formatos para os quais há suporte.
manipulador de formulários Salvar resultados
No FrontPage, um manipulador de formulários que coleta informações de um formulário e as armazena em um dos vários formatos ou as envia para um endereço de correio eletrônico. Quando um visitante do site submete o formulário, o manipulador de formulários Salvar resultados anexa as informações do formulários a um arquivo do servidor, no formato especificado.
mapa de imagens
Um elemento gráfico que contém uma ou mais regiões invisíveis, chamadas áreas interativas, que são hyperlinks associados. Geralmente, um mapa de imagens fornece aos visitantes do site dicas visuais sobre as informações disponíveis quando se clica em cada parte de uma figura ou elemento gráfico. Por exemplo, um mapa geográfico pode se tornar um mapa de imagens através da atribuição de áreas interativas a cada região de interesse no mapa.
mapa de imagens do cliente
Um mapa de imagens que codifica o URL de destino de cada área interativa diretamente em uma página da Web. Os mapas de imagens do cliente não requerem processamento de um servidor para permitir que um visitante do site siga os hyperlinks no mapa de imagens. No entanto, nem todos os navegadores da Web dão suporte a mapas de imagens do cliente. Consulte também mapa de imagens.
mapa de imagens do servidor
Um mapa de imagens que transfere as coordenadas do ponteiro do mouse para uma rotina do manipulador CGI no servidor. Os mapas de imagens do servidor requerem que o servidor Web calcule o URL de destino do hyperlink, com base nas coordenadas do ponteiro do mouse. Consulte também mapa de imagens.
marca
Consulte marca HTML.
marca d'água
Um elemento gráfico que aparece nos planos de fundo das páginas em um site da Web, para decorar e identificar páginas; porém, ele não rola como a página. Nem todos os navegadores da Web dão suporte a marcas d'água.
marca HTML
Uma seqüência de caracteres de texto usada em HTML para identificar o tipo, formato e aparência de um elemento da página. O FrontPage cria automaticamente marcas HTML para representar cada elemento de uma página.
marca META
Uma marca HTML que deve aparecer na parte de cabeçalho da página. As marcas META fornecem informações sobre uma página, mas não afetam sua aparência. Uma marca META padrão, "geradora", é usada para indicar o tipo de editor que criou a página HTML.
máscara de endereço IP
(máscara de endereço do protocolo Internet) Um grupo de endereços IP definidos de modo que somente os computadores com endereços IP contidos no grupo possam acessar um serviço de Internet. Para mascarar uma parte do endereço IP, substitua essa parte pelo caractere curinga asterisco (*). Por exemplo, 192.44.*.* representa todos os computadores na Internet com endereço IP começando com 192.44.
Microsoft Image Composer
Um poderoso aplicativo de edição de imagens incluído com o FrontPage, que permite que você crie arte-final original ou modifique elementos gráficos existentes para usar em suas Webs.
Microsoft Internet Explorer
O navegador da Web da Microsoft, disponível em versões do Windows, Macintosh e UNIX. Quando o Internet Explorer é instalado com o FrontPage, é fornecida funcionalidade adicional, incluindo visualização dinâmica de página e temas no modo de exibição Página.
Microsoft Management Console
(MMC) Uma interface gráfica para o Microsoft Internet Information Services (IIS) que contém ferramentas administrativas de "snap-in", como o snap-in do MMC do FrontPage MMC. Consulte também Internet Information Services.
Microsoft Visual Basic
Uma versão do Basic para programação visual de alto nível. O Visual Basic foi desenvolvido pela Microsoft para criar aplicativos baseados no Windows.
Microsoft Visual Basic for Applications
(VBA) Uma versão de linguagem de macro do Microsoft Visual Basic que é usada para programar aplicativos do Windows e é incluída com vários aplicativos Microsoft. Consulte também Microsoft Visual Basic.
Microsoft Visual Basic Scripting Edition
(VBScript) Um subconjunto da linguagem de programação Visual Basic for Applications, otimizada para programação relacionada à Web. Da mesma forma que o JavaScript, o código para Visual Basic, Scripting Edition é incorporado em documentos HTML. Esta versão é incluída com o Microsoft Internet Explorer. Consulte também Microsoft Visual Basic.
Microsoft Visual SourceSafe
Um sistema de controle da origem de documentos profissionais desenvolvido pela Microsoft. O FrontPage pode ser integrado ao Visual SourceSafe quando ambos os aplicativos estão instalados no mesmo computador.
miniaplicativo
Consulte miniaplicativo Java.
miniaplicativo Java
Uma classe Java que é carregada e executada por um aplicativo Java já em execução, como um navegador da Web. Os miniaplicativos Java podem ser descarregados e executados por um navegador da Web capaz de interpretar Java, como o Microsoft Internet Explorer ou o Netscape Navigator. Os miniaplicativos Java freqüentemente são usados para adicionar efeitos de multimídia e interatividade a páginas da Web, como telas de vídeo, animações, calculadoras, relógios em tempo real e jogos interativos. Os miniaplicativos podem ser ativados automaticamente quando a página que os contém é exibida em um navegador da Web ou podem requerer alguma ação por parte do visitante do site, como clicar em um elemento da página.
miniatura
Uma pequena representação de uma figura, em uma página da Web, que normalmente contém um hyperlink para uma versão em tamanho máximo do elemento gráfico. As miniaturas são usadas para carregar mais rapidamente as páginas com grande número de elementos gráficos ou figuras em um navegador da Web. Consulte também Autominiatura.
modelo
Um conjunto de formatos predefinidos para texto e elementos gráficos em que novas páginas e Webs podem se basear. Após criar uma página ou Web usando um modelo, você pode personalizá-la.
modelo de página
Uma página da Web genérica e predefinida, que você pode usar para criar novas páginas personalizadas. Alguns dos modelos de páginas do FrontPage fornecem conteúdo de página típico, enquanto outros fornecem layouts de página comuns.
modo de exibição Hyperlinks
Um modo de exibição no FrontPage, que mostra o status dos hyperlinks da sua Web. A lista inclui tanto hyperlinks internos quanto externos e indica graficamente se os hyperlinks foram verificados ou se foram desfeitos. Os modos de exibição do FrontPage fornecem diferentes formas de ver as informações na Web, para que você possa gerenciar seu site efetivamente.
modo de exibição Navegação
O modo de exibição no FrontPage que é usado para criar, exibir, imprimir e alterar a estrutura de navegação de uma Web. O modo de exibição Navegação inclui um modo de exibição tipo pasta, a partir do qual você pode arrastar e soltar páginas em sua estrutura de site. Os modos de exibição no FrontPage fornecem diferentes maneiras de se visualizar as informações em sua Web, para que você possa gerenciar seu site efetivamente.
modo de exibição Página
O modo de exibição no FrontPage usado para criar, editar e visualizar páginas da Web. O modo de exibição Página exibe páginas da Web no formato em que aparecerão em um navegador da Web. Os modos de exibição no FrontPage fornecem diferentes maneiras de se visualizar as informações em sua Web, de modo que você possa gerenciar seu site da Web efetivamente.
modo de exibição Pastas
No FrontPage, o modo de exibição que mostra como o conteúdo da Web está organizado. Da mesma forma que no Windows Explorer, você pode criar, excluir, copiar e mover pastas no modo de exibição Pastas. Os modos de exibição do FrontPage fornecem diferentes maneiras de se visualizar as informações em sua Web, de modo que você possa gerenciar seu site efetivamente.
modo de exibição Relatórios
O modo de exibição do FrontPage que permite analisar o conteúdo de uma Web. Você pode calcular o tamanho total dos arquivos a sua Web, mostrar quais arquivos não estão vinculados a um outro arquivo, identificar as páginas lentas ou desatualizadas, agrupar arquivos por tarefa ou pessoa à qual estão atribuídos e assim por diante. Os modos de exibição do FrontPage fornecem diferentes maneiras de se visualizar as informações na Web, para que você possa gerenciar seu site efetivamente.
modo de exibição Tarefas
O modo de exibição do FrontPage que mantém uma lista das tarefas necessárias para concluir ou manter uma Web. Os modos de exibição do FrontPage fornecem diferentes maneiras de se visualizar as informações na Web, de modo que você possa gerenciar seu site efetivamente.
múltiplos hosts
A capacidade de um servidor Web de dar suporte a mais de um endereço Internet e a mais de uma home page. Também denominado múltiplas home pages.


navegador
Consulte navegador da Web.
navegador da Web
Software que interpreta a marcação de arquivos em HTML, formata-os em páginas da Web e exibe-os para o usuário. Alguns navegadores também podem permitir que usuários enviem e recebam correio eletrônico, leiam grupos de notícias e executem arquivos de som e vídeo que estão incorporados em documentos Web.
nome da Web
No FrontPage, o nome de uma Web corresponde a um nome de pasta em um servidor Web e está sujeito ao comprimento, às restrições de caracteres e à diferenciação de maiúsculas e minúsculas desse servidor.
nome do domínio
O endereço de um local da rede que identifica o proprietário desse endereço no formato: servidor.organização.tipo. Por exemplo, www.alvorada.gov identifica o servidor Web no Palácio da Alvorada, que faz parte do governo brasileiro. Consulte também local da rede.
nome do host
Consulte local da rede.
notícias
O protocolo Internet para recuperar arquivos a partir de um grupo de notícias da Internet. Você pode criar novos hyperlinks (notícias://) no FrontPage.
NTLM
(NT LanMan) O protocolo de autenticação de desafio/resposta do Windows NT. Este protocolo usa criptografia para transmissão segura de senhas.


OLE
(Object Linking and Embedding, vinculação e incorporação de objetos) Uma tecnologia para transferência e compartilhamento de informações entre aplicativos. O OLE permite que um autor chame diferentes componentes do editor para criar um documento composto.
Open Database Connectivity
(ODBC, conectividade aberta de banco de dados) Uma application programming interface (API, interface de programação de aplicativo) para criação de aplicativos independentes de qualquer sistema de gerenciamento de banco de dados específico.


página
Um documento único em um site da Web escrito em HTML. Você pode usar o FrontPage para criar e modificar páginas sem ter que conhecer HTML.
página ativa, Web ativa
Consulte página atual, Web atual.
página atual
No FrontPage, a página que está sendo editada no momento no modo de exibição Página.
página de confirmação
Uma página que é exibida em um navegador da Web, confirmando se os dados digitados em um formulário foram submetidos com êxito. Aponta-se para uma página de confirmação do formulário na caixa de diálogo do manipulador de formulários.
página de quadros
Uma página que divide a janela de um navegador da Web em diferentes áreas chamadas quadros, que podem exibir várias páginas da Web independentemente. Consulte também quadro.
página de quadros aninhados
Uma página de quadros contendo outra página de quadros dentro de um de seus quadros. Consulte também página de quadros, quadro.
página inicial
A página exibida inicialmente em um quadro quando um visitante do site navega para a página de quadros que contém o quadro. No FrontPage, você pode atribuir a página inicial a um quadro no modo de exibição Página. Consulte também página de quadros.
página pai
No FrontPage, uma página de uma Web que faz parte da estrutura de navegação da Web e que está vinculada a uma ou mais páginas no nível filho. Uma página no nível filho é acessada a partir de sua página pai, seguindo um link de uma barra de navegação na página pai. Consulte também barra de navegação, estrutura da Web.
páginas lentas
As páginas cujo download feito por um visitante do site em um navegador da Web é mais demorado do que o normal (20 segundos ou mais). No FrontPage, você pode identificar as páginas lentas em sua Web usando o modo de exibição Relatórios. É possível especificar o número de segundos e a velocidade de conexão da Internet que o FrontPage deve usar para marcar as páginas como lentas.
paleta de cores representadas fielmente em qualquer navegador
Uma tabela de cores contendo somente 216 das 256 cores possíveis, usadas para corresponder precisamente às cores dos elementos gráficos e figuras em navegadores da Web de plataforma híbrida. As 40 cores restantes variam em computadores compatíveis com IBM e Macintosh e são, portanto, omitidas.
par nome-valor
O nome de um campo de formulário e o valor do campo no momento em que o formulário é submetido. Cada campo de um formulário pode ter um ou mais pares nome-valor e o próprio formulário pode ter um ou mais pares nome-valor.
pasta
Uma determinada área de armazenamento em um computador contendo arquivos e outras pastas.
pasta executável
Uma pasta em uma Web baseada no FrontPage, na qual os scripts e programas executáveis podem ser executados em um servidor Web. Os administradores de servidor podem proibir o uso de pastas executáveis.
pasta oculta
Uma pasta em uma Web no FrontPage cujo nome começa com um caractere de sublinhado, como em _hidden. Por padrão, as páginas e arquivos em pastas ocultas não podem ser exibidas em um navegador da Web.
PCD
(Photo CD) Um formato de arquivo de elementos gráficos desenvolvido pela Eastman Kodak Company. O FrontPage pode importar arquivos PCD.
PCT
(Personal Communications Technology, tecnologia de comunicações pessoais) Uma versão avançada do Secure Sockets Layer (SSL, camada de soquetes de segurança). Consulte também Secure Sockets Layer.
PCX
Um formato de arquivo de elementos gráficos que compacta os dados do elemento gráfico com compactação do tipo RLE,usada pelas versões anteriores do Windows Paintbrush. O FrontPage pode importar arquivos PCX.
plug-in
Um dos conjuntos de módulos de software que se integram em navegadores da Web para oferecer uma série de recursos interativos e de multimídia.
PNG
(Portable Network Graphics) Um formato de arquivo para elementos gráficos de bitmap compactado, semelhante ao formato GIF. O FrontPage pode importar e exportar arquivos PNG.
porta
Um dos canais de entrada/saída de um computador que está executando TCP/IP. Na World Wide Web, a porta normalmente refere-se ao número da porta na qual um servidor está sendo executado. Um único computador pode ter muitos servidores Web em execução nele, porém apenas um servidor pode ser executado em cada porta. A porta padrão para servidores Web é a 80.
PPP
(Point-to-Point Protocol, protocolo ponto a ponto) Um padrão da Internet para transmitir dados através de links seriais entre computadores.
programa do cliente
Na Internet, um programa que é executado em um computador cliente em vez de em um computador servidor.
propriedades
No FrontPage, as características de um item na Web atual, como o título e o URL de uma Web ou o nome e o valor inicial do campo de um formulário. Você também pode especificar as propriedades dos elementos da página, como tabelas, elementos gráficos e ativos.
protocolo
Um método de acesso a um documento ou serviço através da Internet, como File Transfer Protocol (FTP) ou Hypertext Transfer Protocol (HTTP).Também denominado tipo.
Provedor de serviços de Internet
Uma empresa que fornece serviços de conectividade na Internet para indivíduos, empresas e outras organizações. Alguns ISPs são grandes empresas nacionais ou multinacionais que oferecem acesso em muitos locais, enquanto outros estão limitados a uma cidade ou região específica.
publicar
O processo de tornar pública uma Web na World Wide Web ou em uma intranet, copiando todas as suas páginas e arquivos para o servidor Web conectado à Internet ou à rede local.
quadro
Uma área de uma janela do navegador da Web definida por uma página de quadros. Um quadro aparece em um navegador da Web como uma das várias áreas diferentes em que as páginas podem ser exibidas. Um quadro pode ter uma borda e é possível rolar e redimensioná-lo. Você pode exibir uma página em um quadro criando um hyperlink para a página e especificando o quadro como parte do hyperlink. Consulte também página de quadros.
quadro de destino
O nome de um quadro no qual é exibida a página de destino de um hyperlink. Normalmente, um hyperlink de um quadro de uma página de quadros fornecerá como seu quadro de destino outro quadro da página de quadros. Consulte também quadro, página de quadros.


RAS
O formato de arquivo de elementos gráficos desenvolvido pela Sun Microsystems. O FrontPage pode importar arquivos RAS.
região de resultados do banco de dados
No FrontPage, uma área em uma Active Server Page que pode ser preenchida dinamicamente pelos resultados de uma consulta ao banco de dados quando a página é exibida em um navegador da Web.
registro
Em um banco de dados, um grupo de campos de informações relacionados, que são tratados como uma unidade. Os registros são os equivalentes lógicos das linhas de uma tabela. No FrontPage, um grupo de registros é denominado conjunto de registros.
relatório Resumo do site
No FrontPage, o relatório padrão exibido no modo de exibição Relatórios. Um resumo do site é a combinação de vários relatórios que identificam arquivos desvinculados, páginas lentas, hyperlinks não-verificados, hyperlinks desfeitos, erros de componentes da página, arquivos de temas não-usados e tarefas incompletas. O resumo do site é útil para determinar o tamanho total e a boa condição de sua Web. Os modos de exibição do FrontPage fornecem diferentes maneiras de se visualizar as informações na Web, de modo que você possa gerenciar seu site efetivamente.
RTF
(Rich Text Format, formato rich text) Um método de codificar a formatação de texto e a estrutura de documento, usando o conjunto de caracteres ASCII. Por convenção, os arquivos RTF têm uma extensão de nome de arquivo .rtf. Você pode abrir arquivos RTF no FrontPage e convertê-los em HTML.


script
Um tipo de código de computador que pode ser executado diretamente por um programa que compreende a linguagem em que o script foi escrito. Não é necessário compilar os scripts para executá-los.
script de gateway
Consulte CGI.
Secure Sockets Layer
(SSL, camada de soquetes de segurança) Um padrão aberto proposto e desenvolvido pela Netscape Communications para estabelecer um canal de comunicações seguras, a fim de evitar a interceptação de informações críticas, como números de cartões de crédito. O principal objetivo da SSL é ativar as transações financeiras eletrônicas seguras na World Wide Web, embora tenha sido projetada para funcionar também com outros serviços de Internet. Esta tecnologia, que usa a criptografia de chave pública, está incorporada em muitos navegadores e servidores Web.
segmento
No correio eletrônico e nas conversas de grupos de notícias da Internet, uma série de mensagens e respostas relacionadas a um tópico específico.
seletor
Em uma definição de estilo (ou regra de estilo) da folha de estilos em cascata, o elemento HTML vinculado a um determinado conjunto de propriedades e valores de estilo.
seletor de classes
Na definição de estilo (ou regra de estilo) de uma folha de estilos em cascata, um subconjunto de um seletor que controla se o mesmo seletor pode ser usado para estilos ligeiramente diferentes em situações diferentes.
seletor de identificação
Na definição de estilo da folha de estilos em cascata (ou regra de estilo), um seletor usado para definir um estilo para um elemento de página individual, geralmente como um estilo in-line.
senha
Uma medida de segurança usada para restringir o acesso a sistemas de computadores e arquivos confidenciais. Na World Wide Web, as senhas são seqüências de caracteres que permitem que os visitantes do site acessem serviços de Internet, como o FTP, se o serviço de Internet exigir autenticação. Consulte também autenticação.
server-side include
Um recurso fornecido por alguns servidores Web, que insere automaticamente texto nas páginas quando elas são buscadas por um navegador da Web.
servidor
Um computador que oferece serviços em uma rede. Na World Wide Web, um servidor é um computador que executa o software servidor Web, que satisfaz aos requisitos do protocolo HTTP. Também denominado host.
servidor de arquivos
Um computador em execução em uma rede que armazena arquivos e fornece acesso a eles. Também denominado servidor. Consulte também servidor Web.
servidor proxy
Um servidor de Internet que atua como um firewall, mediando o tráfego entre uma rede protegida e a Internet. Consulte também firewall.
servidor virtual
Um dos vários sites da Web em execução no mesmo servidor, cada um com um nome de domínio e endereço IP exclusivos. Um servidor Web que dá suporte para os servidores virtuais é chamado servidor Web múltiplos hosts.
SLIP
(Serial Line Internet Protocol, protocolo de Internet para linha serial) Um padrão da Internet para transmissão de dados, através de links seriais entre computadores.
som de fundo
Um clipe de som associado a uma página da Web. Quando a página é exibida em um navegador da Web, o som é reproduzido continuamente ou o número de vezes especificado pela página.
Structured Query Language
(SQL, linguagem de consulta estruturada) Uma linguagem de consulta e programação de banco de dados amplamente usada para acessar, consultar e gerenciar dados em sistemas de bancos de dados relacionais. Usando o SQL, você pode recuperar dados de um banco de dados, criar bancos de dados e seus objetos, adicionar dados, modificar dados existentes e executar outras funções mais complexas. Com o SQL, você também pode alterar a configuração do servidor, modificar configurações do banco de dados e da sessão e controlar as instruções de dados e acesso.
subweb
Um subdiretório especificado da Web raiz que é uma Web baseada no FrontPage completa. Cada subweb pode ter permissões independentes para administração, criação de páginas e navegação a partir da Web raiz e de outras subwebs. Além disso, as pesquisas implementadas através do formulário de pesquisa baseado no FrontPage são limitadas à subweb e o FrontPage gerencia somente hyperlinks contidos na subweb. Inúmeras subwebs podem ser criadas sob a Web raiz e é possível criar subwebs dentro de subwebs. Consulte também Web raiz, Web.


tabela
Uma ou mais linhas de células de uma página usadas para organizar o layout de uma página ou organizar os dados sistematicamente. No FrontPage, qualquer coisa pode ser colocada em uma célula da tabela, inclusive texto, elementos gráficos e formulários.
tarefa
Um item associado a uma Web no FrontPage, representando uma ação que você precisa executar para concluir ou manter a Web. Algumas tarefas são automaticamente geradas pelos assistentes do FrontPage. Você também pode adicionar suas próprias tarefas. As tarefas são exibidas no modo de exibição Tarefas.
taxa de definição
Nas telas e elementos gráficos do computador, a taxa entre a largura ou a área de uma figura e a sua altura. Por exemplo, uma taxa de definição de 2:1 indica que a figura é duas vezes mais larga que sua altura. A taxa de definição é um fator importante na manutenção de proporções corretas quando uma figura é incorporada em outro documento, como uma página da Web.
TCP
(Transmission Control Protocol, protocolo de controle de transmissão) O software de rede da Internet que controla a transmissão de pacotes de dados através da Internet. Entre suas tarefas, o TCP verifica pacotes perdidos, coloca os dados de vários pacotes na ordem correta e solicita que os pacotes não encontrados ou danificados sejam enviados novamente. Os computadores devem executar o TCP para se comunicarem com os servidores Web.
tema
Uma tema aplica elementos gráficos com design profissional aos elementos das páginas de uma Web baseada no FrontPage. O FrontPage oferece uma galeria de mais de 50 temas que consistem em elementos de design e esquemas de cores semelhantes para marcadores, fontes, elementos gráficos, barras de navegação e outros elementos da página. Quando aplicado, um tema fornece às páginas e barras de navegação de uma Web, uma aparência atrativa e consistente.
Texto normal
No FrontPage, o estilo de parágrafo padrão do modo de exibição Página, planejado para uso em parágrafos do texto.
TGA
(Targa) Um formato de arquivo de elementos gráficos fotorrealista desenvolvido para sistemas que possuem um adaptador de vídeo Truevision. O FrontPage pode importar arquivos TGA.
TIFF
(Tagged Image File Format) Um formato de elemento gráfico de alta resolução, baseado em marcas. É usado para o intercâmbio universal de elementos gráficos digitais. O FrontPage pode importar arquivos TIFF.
tipo de arquivo
O formato de um arquivo, geralmente indicado pela extensão do nome de arquivo. Os aplicativos de computador normalmente funcionam em um conjunto limitado de tipos de arquivos.
tipo MIME
(tipo de Multipurpose Internet Mail Extensions, extensões multipropósito do Internet Mail) Um método usado por navegadores da Web para associar arquivos de um determinado tipo a aplicativos que exibem arquivos desse tipo.
título
Um estilo de parágrafo que é exibido em um tipo maior que o texto normal. O tamanho de um título está relacionado a seu nível: Título 1 é o maior, Título 2, o segundo maior, etc. Use títulos para fornecer nomes ou títulos para parágrafos de texto ou páginas inteiras.
título da página
Uma seqüência de texto descritiva, que identifica uma página.
TWAIN
("Technology without an interesting name", tecnologia sem um nome interessante) Desenvolvida por um consórcio de fabricantes de hardware e software de imagens, a TWAIN é uma interface de plataforma híbrida para obter figuras capturadas pelas placas de vídeo de quadro fixo, compatíveis com a TWAIN. No FrontPage, você pode transferir figuras para as páginas diretamente dos dispositivos compatíveis com a TWAIN.


UNIX
Um sistema operacional multiusuário e multitarefa, existente em vários formulários e implementações, normalmente usado nas estações de trabalho do computador do proprietário. Muitos servidores Web são executados em sistemas UNIX.
URL
(Uniform Resource Locator, localizador de recursos uniforme) Uma seqüência de caracteres que fornece o endereço Internet de um site da Web ou um recurso da World Wide Web, juntamente com o protocolo através do qual o site ou o recurso é acessado. O tipo mais comum de URL é http://, que fornece o endereço Internet de uma página da Web. Alguns outros tipos de URL são gopher://, que fornece o endereço Internet de um diretório gopher e ftp://, que fornece o local da rede de um recurso FTP.
URL absoluto
O endereço Internet completo de uma página ou outro recurso da World Wide Web. O URL absoluto inclui um protocolo, como "http", local da rede, além de caminho e nome de arquivo opcionais. Por exemplo, http://example.microsoft.com/ é um URL absoluto. Consulte também URL.
URL relativo
O endereço Internet de uma página ou outro recurso da World Wide Web relativo ao endereço Internet da página atual. Um URL relativo fornece o caminho da página atual para a página ou recurso de destino. Um URL relativo inclui um protocolo. Por exemplo, o URL relativo Doc/Sample.htm refere-se à página Sample.htm, na pasta Doc, abaixo da pasta atual. Consulte também URL.
usuário registrado
Um visitante de um site da Web, cujo nome e senha foram registrados no site da Web. No FrontPage, você pode registrar visitantes do site da sua Web com o Manipulador de formulários de registro.


validação de dados
Um conjunto de regras que podem ser aplicadas a campos de formulários para restringir o tipo de informação que os visitantes do site digitam nos formulários. Por exemplo, você pode definir regras de modo que somente letras, e não números, possam ser digitados em um campo "nome" em um formulário.
VBA
Consulte Microsoft Visual Basic for Applications.
VBScript
Consulte Microsoft Visual Basic Scripting Edition.
Visual Basic
Consulte Microsoft Visual Basic.


WAIS
(Wide Area Information Service, serviço de informações remoto) Dá suporte para pesquisa através da Internet.
WAN
(Wide Area Network, rede remota) Uma rede de computadores que se estende a uma longa distância e usa computadores especializados para se conectar a redes menores.
Web
Uma home page e suas páginas, elementos gráficos, documentos, multimídia e outros arquivos associados, criados no FrontPage e armazenados em um servidor Web ou em um disco rígido de um computador. Uma Web também contém arquivos que dão suporte para a funcionalidade específica do FrontPage e permitem que uma Web seja aberta, copiada, editada e administrada no FrontPage.
Web ativa
Uma Web que foi publicada em um servidor Web e que pode ser pesquisada atualmente por visitantes do site. A edição de uma Web definitiva com o FrontPage permite que os visitantes do site vejam imediatamente todas as atualizações e alterações da página, toda vez que a página for salva. Consulte também Web em preparação.
Web atual
No FrontPage, a Web que está aberta no momento.
Web em preparação
Uma Web local que é mantida em um sistema de arquivos ou em um servidor Web e na qual os visitantes do site não podem navegar atualmente. As Webs em preparação permitem que os autores e os grupos de trabalho façam alterações ou atualizações significativas nos sites da Web, antes de serem publicados na World Wide Web ou na intranet de uma empresa. Consulte também Web ativa.
Web filho
Consulte subweb.
Web interna
Um site da Web criado em uma empresa e acessível somente aos membros dessa empresa em uma intranet. Consulte também intranet.
Web pai
Em uma estrutura hierárquica, a Web imediatamente acima da Web atual.
Web raiz
A Web padrão, de primeiro nível, fornecida por um servidor Web. Para acessar a Web raiz, forneça o URL do servidor sem especificar um nome de página ou subweb. O FrontPage é instalado com uma Web raiz chamada WebRaiz ou C:\Minhas Webs. Consulte também subweb.
WMF
(Windows Metafile Format, formato metafile do Windows ) Um formato de elementos gráficos vetoriais para computadores compatíveis com o Windows, usado principalmente para clip-art de processamento de texto. O FrontPage pode importar arquivos WMF.
World Wide Web
O conjunto total de documentos de hipertexto vinculados entre si que residem nos servidores HTTP do mundo inteiro. Os documentos que se encontram na World Wide Web são denominados páginas ou páginas da Web, as quais são escritas em HTML (Hypertext Markup Language). As páginas da Web são identificadas pelos URLs (Uniform Resource Locators) que especificam um determinado computador e nome de caminho, através dos quais um arquivo pode ser acessado e transmitido de nó a nó até o usuário final, em HTTP (Hypertext Transfer Protocol). As páginas da Web podem conter texto em diversas fontes e estilos, figuras, elementos gráficos, clipes de filmes, sons, bem como pequenos programas de software incorporados, que são executados quando um visitante do site os ativa clicando em um hyperlink. Os visitantes do site também podem fazer download dos arquivos e enviar mensagens para outros usuários através de correio eletrônico, usando links em uma página da Web. A World Wide Web foi desenvolvida por Tim Berners-Lee em 1989 para o European Laboratory for Particle Physics (CERN, laboratório europeu de física de partículas).
World Wide Web Consortium
(W3C, consórcio da World Wide Web) Um consórcio de instituições comerciais e educacionais que supervisiona a pesquisa e promove padrões em todas as áreas relacionadas à World Wide Web.

 

 Home